top of page

O Projeto


Com o intuito de explorar a área verde do Barreiro e propor mais opções de entretenimento apresentamos visitas a quatro parques pertencentes a essa região: Parque das Águas, Parque Alfredo Sabetta, Parque da Serra do Rola Moça e o Parque Vila Pinho. Os parques estão situados a aproximadamente 15 km do Centro de Belo Horizonte, e o valor de deslocamento estimado é de R$6,60 considerando a ida e a volta.

 

Foram pesquisadas e auferidas informações que situaem e apresentem melhor os parques. Consideramos então, esses parques, como um bom lugar de lazer e descanso e “fugir” da rotina maçante de trabalho e estudos, por exemplo, para ter mais contato com a natureza, e o melhor: gastando pouco, e apresentando as condições de estado físico e lazer de cada um dos parques.

Disponibilizamos no nosso site uma série de fotos e vídeos que ilustram os parques, além disso contamos com a plataforma do Google Maps para situar os parques além de uma breve descrição.

Os parques do Barreiro

A região do Barreiro é muito extensa e grande parte de sua população chega a desconhecer a presença a grande presença de parques na região. Alguns desses parques oferecem várias atividades diferentes como cursos de educação ambiental e exposições de astronomia por exemplo. Dessa forma, os visitantes podem entender melhor o funcionamento dos parques e escolher aquele terá melhor proveito para eles. 

O parque Padre Alfredo Sabetta não está totalmente implantado, ele está parcialmente aberto e tem uma proposta em tramite no ministério do meio ambiente para melhorias. Atualmente o parque conta com, quadra de futebol, pista de caminhada e academia ao ar livre.

O parque Roberto Burle Marx, possui uma infraestrutura muito interessante e muito bem montada, que conta com trilhas orientadas em que os visitantes podem agendar horários para excursões para percorrer todo o parque, com a ajuda de monitores disponibilizados pelos parques. Tem parcerias com a secretaria do meio ambiente e possui não só a academia ao ar livre, como a academia da cidade que é acompanhado por um instrutor. O parque também conta com um centro de educação ambiental em que os visitantes podem aprender mais sobre o parque e seus recursos naturais. Além disso, possui uma área esportiva completa, com quadras e playground. O parque também desenvolve atividades no Centro de Apoio a Comunidade, onde as pessoas aprendem a lhe dar com os recursos naturais, além de cursos e atividades oferecidas pelo parque.

O parque municipal Carlos de Faria Tavares, possui trilhas orientadas disponíveis aos visitantes, academia da cidade e academia ao ar livre, pista de caminhada e promove a semana do meio ambiente em que os visitantes fazem plantio no parque.

O parque Estadual do Serra do Rola Moça possuiu uma estrutura diferenciada com sede administrativa no centro de visitantes, esse centro de visitantes está provisoriamente funcionando na sede, mas existe um projeto para a construção de um novo centro de visitantes com uma estrutura ainda melhor. Possui também trilhas agendadas, ações de educação ambiental, e muitas pessoas fazem caminhada no local. Além disso, possuiu acesso aos mirantes que permitem aos visitantes uma vista privilegiada. Existe também visitas as aguas do parque, porém não é permitido o banho já que as aguas são de captação para abastecimento e em todo tempo há um monitoramento para garantir a proteção a essas aguas. A área é de extrema conservação e proteção. O parque promove anualmente, entre o mês de abril e setembro a atividade denominada “pedalando no topo” onde são montadas estruturas de Spinning na parte mais alta do parque e os visitantes realizam essa atividade em uma bonita vista, a atividade é muito visitada. O parque também promove em parceria com o Espaço Tim de conhecimento da UFMG a atividade de Astronomia no parque onde são montados telescópios e toda a estrutura astronômica para observação dos astros no topo do rola moça, conspirando a boa localização do parque para tal atividade, ela é realizada mensalmente e recebe muitos visitantes também.

Nenhum dos parques pesquisados possui estrutura de alimentação, o ideal então é que os visitantes levem seus próprios lanches, diminuindo ainda mais os gastos no passeio. Disponibilizamos no nosso site uma série de fotos e vídeos que ilustram os parques, além disso contamos com a plataforma do google maps para situar os parques além de uma breve descrição.

Elegemos o parque do Rola Moça como a atração mais inusitada para se visitar, como descrevemos o parque desenvolve ações muito interessantes de uso do parque, fazendo parcerias com, por exemplo, o espaço Tim da UFMG, o que torna a visita ao parque algo de grande valia.

 

bottom of page